Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas de Minas Gerais

O Conselho Regional de Despachantes Documentalistas de Minas Gerais – CRDD/MG, é uma entidade que normatiza, supervisiona, orienta e fiscaliza as atividades dos despachantes do estado de Minas Gerais, zelando pela dignidade, independência, valorização profissional e cumprimento do Código de Ética Profissional e Disciplina da categoria. Com sede no centro de Belo Horizonte desde 2000, atuamos em defesa da profissão com ética, boa prática profissional e garantia de qualidade para a sociedade.

A História do CFDD e do CRDD/MG

O Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil – CFDD/BR, bem como os Conselhos Regionais dos Despachantes Documentalistas dos Estados e do Distrito Federal (CRDD’S) foram criados pela Lei Federal de nº 10.602 em 12 de Dezembro de 2002, dotados de autonomia administrativa e patrimonial com personalidade jurídica de direito privado, com o objetivo de normatizar e fiscalizar a profissão dos Despachantes Documentalistas.

A maior parte da população conhece esta Classe ao relacioná-la ao trânsito e a documentação de veículos, atividade que faz os Despachantes Documentalistas responsáveis em média por mais de 85% (oitenta e cinco por cento) do volume total do serviço de veículos que tramitam nos órgãos Executivos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal (DETRANS), promovendo significativa economia de recursos materiais, humanos e financeiros aos cofres públicos dos Estados; hoje com grandes dificuldades orçamentarias.

O CRDD/MG – Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado de Minas Gerais opera dentro do Estado com o comprometimento de habilitar, orientar e fiscalizar os Despachantes Documentalistas dentro de doze áreas de atuação que essa classe possui prerrogativas para desempenhar.

Conforme o Estatuto do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil/CFDD-BR, na Seção I – Da profissão de Despachante Documentalista em Geral.